Conheça as etapas do processo de Matrícula Online
Acesso, usuário e senha
Para acessar o portal da TOTVS, o Responsável Financeiro do Estudante deve usar seu CPF como usuário e a senha informada pela escola; ela pode ser sua data de nascimento, somente números, com 8 dígitos, ou no padrão 123456.
Por exemplo: para nascido em 01/01/1970, a senha será 01011970.
O acesso pode ser feito pelo link compartilhado pela escola ou pelo link geral: portal.bahema.com.br.
Caso já tenha acessado o Portal mas esqueceu sua senha, utilize o recurso Esqueceu sua senha?, que instruções de recuperação da senha serão enviadas para o e-mail do Responsável Financeiro cadastrado em, no máximo, alguns minutos. Se não localizar o e-mail verifique a caixa de SPAM e, caso esteja lá, classifique o remetente como confiável. Este será nosso canal padrão de comunicação.
⚠️ Se for o seu primeiro acesso, por motivos de segurança, você será orientado a trocar a senha.
⚠️ Caso use um email profissional para contato com a escola, é recomendado solicitar a troca para um email pessoal de domínio público (@gmail ou @hotmail, por exemplo), pois domínios particulares tendem a ser mais restritivos e podem bloquear o envio do token que será necessário para a assinatura do contrato.
Seleção do Estudante e Período Letivo
⚠️ Atenção: na próxima tela será exibida uma lista que mostra o(s) estudante(s) vinculado(s) ao responsável.
Escolha o estudante e o período letivo para o qual vai realizar a matrícula: 2025.
Boas-vindas e instruções iniciais
Você identificará a marca da escola e um texto de boas-vindas.
Acesso à Matrícula Online
Pode ser feito clicando no banner ou no ícone de Estudante, no menu lateral.
Seguir as Etapas e preencher as informações
As etapas são guiadas e de preenchimento simples.
🚨 Em todas as etapas, caso alguma informação obrigatória não esteja preenchida, será exibido um aviso indicativo do que faltou.
1 - Apresentação e texto de responsabilidade.
2 - Período letivo - confirme o ano/série que está matriculando o estudante. Se houver alguma divergência, procure a Secretaria Escolar.
3 - Dados pessoais - preencha os dados solicitados.
Caso o estudante esteja ingressando na escola, será necessário entregar toda a documentação solicitada. São aceitos arquivos jpeg, jpg, png e pdf.
4 - Autorizações e Adesões - será necessário responder a todas as perguntas para atualização cadastral - mas calma, é simples e rápido.
5 - Ficha Médica - também será necessário responder a todas as perguntas para atualização cadastral. 🙄
6 - Plano de pagamento - verifique o Plano de Pagamento indicado e confirme. Para visualizar todas as parcelas, clique em detalhar parcelamento.
👉 Mesmo se optar por pagamento antecipado da Anuidade você pode assinar o contrato e concluir a matrícula. Nele há uma cláusula que garante o desconto por antecipação.
7 - Finalização - nesta etapa você verá a minuta do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, que já deverá vir preenchida.
⚠️ Imprima ou salve em PDF na opção IMPRIMIR. Você também receberá uma cópia por email.
Marque a opção "Li e aceito os termos do contrato" e clique em Assinar contrato.
Será enviado um token de confirmação para o e-mail do Responsável Financeiro em, no máximo, alguns minutos. Se não localizar o e-mail verifique a caixa de SPAM e, caso esteja lá, classifique o remetente como confiável. Este será nosso canal padrão de comunicação.
Insira este token na caixa de confirmação e clique em OK.
Será exibida a confirmação do token.
Por fim, clique em Finalizar matrícula.
⚠️ Atenção: o processo estará concluído apenas quando você clicar em Finalizar matrícula. Será exibida uma mensagem de confirmação de matrícula e você poderá baixar ou imprimir o contrato novamente.
Que bom ter vocês em nossa comunidade no próximo ano!
Sejam bem-vindos e bem-vindas novamente.